DicasEspeciais
Novidades

Como criar um blog de sucesso

Saber como criar um blog hoje em dia é fundamental para quem pretende investir e marcar presença na web. Em uma época como a atual, em que criar conteúdo é fundamental para garantir a presença online, um blog se torna cada vez mais importante.

Imagine, por exemplo, que você quer um espaço para tecer comentários sobre filmes, livros, games e cultura pop em geral. Nesse caso, um blog está aí para isso: à sua disposição para você destilar textos, vídeos, fotos e arquivos de áudio.

Por outro lado, quem sabe você abriu um pequeno negócio e pretende divulgá-lo e interagir com o seu público-alvo. Pois então, um blog conta com as ferramentas adequadas para isso. Caso você tenha uma loja virtual, um blog também demonstra ser um importante aliado na interação, na divulgação dos produtos e também na busca por mais clientes.

Mas desde já, é importante ressaltar, que todo blog é um site e precisa basicamente de um domínio e de uma hospedagem de sites para começar. E para esses serviços a Hostinger é uma ótima empresa. Pois alia preço e qualidade e também é muito fácil de usar.

Saiba como criar um blog

Quem ainda não está familiarizado com as atuais ferramentas na internet olha um blog, com um layout bem elaborado, com as suas postagens e imagina que apenas quem entende de programação pode criar e gerenciar um espaço desses.

Felizmente a coisa já não é bem assim. Hoje em dia ferramentas como o WordPress, o Joomla!, Wix e o Webnode estão aí para iluminar o caminho de quem pretende se aventurar no universo dos blogs.

O que caracteriza todas essas ferramentas de construção de blog é o fato delas serem fáceis e bastante populares no universo do desenvolvimento web. Em outras palavras, não é necessário você conhecer a fundo as linguagens e os códigos de programação.

Com, o WordPress, por exemplo, você vai ver que não é difícil criar um blog, pois ele oferece templates dos mais variados estilos. Além disso, você vai reparar também que é fácil criar, editar e até programar os dias e horários das suas postagens.

Mas afinal, como criar um blog? Para saber mais, dê uma olhada nas dicas e nos passos fundamentais.

Nome de domínio

Um dos elementos que vai separar o seu blog dos demais blogs amadores é ter um domínio registrado. O registro confere mais profissionalismo e credibilidade para o seu projeto.

Por isso, mesmo antes de criar o seu blog já é bom ir pensando em um nome de domínio marcante, que seja de fácil memorização e compreensão.

Lembre-se também que algumas empresas de hospedagem de site oferecem a possibilidade de você registrar o seu domínio.

Hospedagem de site

Falando em como criar um blog e hospedagem de sites, está aí outro serviço que pode fazer toda a diferença para que o seu blog não seja apenas mais um na web.

Se o nome de domínio é o endereço do seu blog, a hospedagem é o servidor onde o seu conteúdo vai ficar localizado. Para você não errar na escolha do seu serviço de web hosting, é preciso levar em consideração o tipo do seu blog.

Blogs informativos e que abordam um conteúdo para um nicho específico se dão bem com uma hospedagem mais básica, no caso, a compartilhada.

Por outro lado, blogs jornalísticos, com postagens frequentes e elevado número de tráfego necessitam de um plano de hospedagem mais robusto.

Alguns planos mais avançados, inclusive, fornecem o certificado SSL, que é fundamental para a segurança do seu projeto.

Capriche na escolha do template

É possível dizer que o template é a cara do seu blog, ou a identidade visual dele. É importante poder contar com um template atraente, que chame a atenção do seu público.

No entanto, mais importante ainda é que ele tenha relação com o seu conteúdo. Só a plataforma WordPress, por exemplo, traz uma variedade que se encaixam nos mais variados assuntos.

Se o seu blog é sobre turismo, esporte, moda ou voltado para a área de saúde, é possível encontrar um template que se encaixa perfeitamente com esse tema.

Fique atento também para ver se o template traz um bom nível de customização, pois vá que você necessite efetuar algumas alterações para melhorar o visual do seu blog. Quanto mais opções de personalização melhor para o seu projeto.

Não custa lembrar também que na hora de escolher um template você pode optar pelos gratuitos, mas como sabemos que você quer o melhor para o seu projeto é uma boa ideia investir em um template pago.

Plugins

Eles são recursos adicionais que você pode instalar em seu blog. Só o WordPress traz uma ampla variedade deles. Há plugins que permitem melhor controle na seção de comentários, enquanto outros facilitam a adoção das técnicas de SEO.

A única dica é que os plugins devem ser instalados com moderação, pois muitos deles podem prejudicar o desempenho do seu blog, deixando-o mais lento e pesado. A dica é instalar apenas os básicos para o seu tipo de projeto.

Conclusão

Já não é de hoje que os blogs se consolidaram como ferramentas importantes para vários profissionais, desde jornalistas, designers, programadores e gestores de empresas.

Portanto, ao saber como criar um blog, você tem um espaço próprio na internet para chamar de seu e assim divulgar as suas ideias ou até mesmo impulsionar os seus negócios.

E que para começar, vale a pena conferir a disponibilidade do domínio e o plano de hospedagem na Hostinger.

*Para maior transparência com o público, todo e qualquer conteúdo patrocinado é devidamente sinalizado. Só aceitamos e produzimos conteúdos patrocinados que de alguma forma se alinhe com nosso público e editorias

Related Articles

Back to top button
Close
Close